sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vocabulário Lean

Existem certas palavras de origem japonesa que são muito utilizadas por empresas que possuem o Sistema de Produção Enxuta implantado, as quais possuem fundamentos de grande importância para o processo. Eis algumas delas:

Andon
Qualquer mecanismo que permita o operador de uma linha de produção, parar tal linha, solicitando ajuda, seja com utilização de "corda" que pára a linha ou painéis luminosos que pedem por ajuda.
Gemba
Significa “local real” ou o local onde você trabalha para criar valor. Na manufatura, este local é a fábrica. Para cada tipo de indústria, o Gemba será em um local diferente.
Heijunka
Heijunka ou nivelamento da produção é um conceito relacionado a programação da produção, e um programa nivelado é obtido pelo sequenciamento dos pedidos. O Heijunka converte a instabilidade da demanda dos clientes em um nivelado e previsível processo de manufatura, e é geralmente usado em combinação com outras técnicas lean de produção para estabilizar o fluxo de valor. É o principal conceito que ajuda a trazer estabilidade para o processo de manufatura.
Jidoka
Autonomação, ou Jidoka, pode também ser descrito como "automação inteligente'" ou "automação com toque humano" (Autonomação). Este tipo de automação implementa algumas funções supervisoras antes das funções de produção. Na Toyota isto geralmente significa que, se uma situação anormal aparecer, a máquina pára e o os operários pararão a linha de produção. Autonomação previne produtos defeituosos, elimina superprodução e foca a atenção na compreensão do problema e assegurar que esse problema não se repita.
Jishu kanri
Planejamento estratégico da qualidade:
Uma vez que os altos gerentes aceitaram a necessidade de elevar a prioridade da qualidade, enfrentaram a questão de como fazer a nova prioridade eficaz. A maioria da alta gerência decidiu evitar fazer do gerenciamento da qualidade uma outra função semi - autônoma. Em vez disto, optaram por fazer o gerenciamento da qualidade uma parte de um gerenciamento de negócios. Estes método é chamado de PEQ- Planejamento Estratégico da Qualidade.
Kaizen
O conceito de aperfeiçoamento contínuo desenvolvido pela Toyota e difundido em todas as indústrias modernas.
Kanban
Significa "etiqueta" ou "cartão". Assim o Kanban é um cartão retangular de dimensões reduzidas, e normalmente plastificado, que é colocado num contentor. Num Kanban encontra-se inscrito um certo número de informações que variam conforme as empresas, existindo, contudo, informações minimamente indispensáveis que se encontram em todos os kanbans.
Karoshi
Se refere a “morte súbita” no trabalho, provocada pelo ritmo e intensidade, que decorrem da busca incessante do aumento da produtividade. Trata-se de um dos aspectos mais sombrios associados ao “toyotismo” ou modelo japonês de administração
Poka-Yoke
É um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos. Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produção e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo, a partir do princípio do "não-custo". Um exemplo é a impossibilidade de remover a chave da ignição de um automóvel se a sua transmissão automática não estiver em "ponto morto", assim o motorista não pode cometer o erro de sair do carro em condições inseguras.

Nenhum comentário: